quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filosofemos #02





 Esses dias estava conversando com um professor meu sobre publicidade e propaganda. Ela me disse que em um único jogo de Futebol havia mais de 60 marcas de patrocinadores diferentes e depois vi meu irmão assistindo a programação infantil e vi a quantidade exagerada de propagandas e pensei no qual lucrativo é o mercado infantil.
 A cada dia que passa sofremos as tentações da TV de forma exacerbada e catastrófica. As inúmeras propagandas  bombardeando nosso cérebros com coisa fúteis e sem nexos e que somos "obrigados" a assistir.  Isso numa consepçaõ adulta, mais o efeito que e causado nas crianças e diferente. Uma pessoa adulta tem mais controle sobre a sua ideologia e não sofre tanta influencia da mídia, já a criança, esta em desenvolvimento, descobrindo o mundo e buscando a felicidade, a felicidade que é retratada nos comerciais.
 A mídia nos controla de uma maneira que nos faz parecer robôs humanos, a mídia mais diretamente a televisão escolhe o que vestiremos, sobre o que falaremos, qual candidato apoiaremos. Isso tudo faz parte de um sistema sócio-econômicos que se consolidou com o tempo, e com isso vai se formando um exercito de pequenos robôs consumistas, que por sua vez terão influencias sobre seus futuros filhos e continuar o ciclo.
 Não para só na questão consumismo, também afeta a saúde, salgadinhos, refrigerantes e doces são nocivos a saúde, mas ninguém esta preocupado com isso, o importante é o lucro.
 Fica a pergunta de como evitar a continuação desse filme, pais passam poucas horas com seus filhos já e TV tem presença constantes então qual seria a solução ? a papel ético do governo que deveria impor leis contra o uso da criança pra fins lucrativos mas como e algo quase impossível de acontecer, resta aos pais proibir, liberar, comprar aquilo que foi melhor a criança.


"Não vemos graça nas gracinhas da TV" - Engenheiros do Hawaii - Outras Frequências .

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